SOBRE
O Tradidanças – Festival de Tradições, Dança, Música e Natureza é um festival que acontece em Carvalhais, São Pedro do Sul, e que decorre em agosto num bonito espaço florestal. Organizado pela Associação Turística e Agrícola da Serra da Arada (ATASA) em parceria com o Município de São Pedro do Sul, é um evento que reúne músicos e dançarinos, profissionais e amadores, em torno da música de raiz, portuguesa e do mundo.
É um evento que desperta o interesse de pessoas de todos os lugares pelo seu carácter participativo (oficinas em diversas áreas), por ser adequado a todas as idades (muita programação para o público infantil), por ter preocupações ambientais e por acontecer muito em comunhão com as gentes locais.
Para além de promover o património cultural e natural do território em que acontece – como o canto a vozes de mulheres ou as piscinas naturais da sua envolvente, pretende dar palco ao que de melhor se faz no universo musical trad-folk.
A ATASA – Associação Turística e Agrícola da Serra da Arada é uma associação de dinamização sociocultural e empresarial, sem fins lucrativos, que visa a promoção do território da serra da Arada no âmbito do turismo, da agricultura e da sua interligação, desenvolvendo atividades nessas áreas e também nas áreas do ambiente, da cultura, da história e dos diversos patrimónios, procurando a salvaguarda, a sensibilização, a promoção e a divulgação das potencialidades da comunidade local.
A ATASA tem como missão procurar novas fontes de estudo, promover e dinamizar a agricultura e o turismo, trabalhando com os empresários locais, com os parceiros e com a comunidade, preservando tradições, trabalhando dinâmicas e desenvolvendo sinergias. Neste âmbito, a preservação e divulgação de elementos base da identidade local do território da serra da Arada, como a cultura popular, os produtos endógenos, a gastronomia, as paisagens, a natureza, é essencial enquanto elemento valorizador e diferenciador das diferentes comunidades.
É com base nestes valores que a ATASA aposta no Festival Tradidanças enquanto projeto artístico-cultural, promotor de saberes ancestrais cruzados com a contemporaneidade, numa procura de oferta cultural à comunidade local e a todos os visitantes, em geral.