OFICINAS DE INSTRUMENTO MUSICAL
Gustavo Portela – Associação Gaita-de-Foles
Oficina – A Flauta de Tamborileiro
O que é?
“Flauta de Tamborileiro” é o termo genérico utilizado na língua portuguesa para denominar um tipo de instrumento musical da família dos aerofones (instrumentos de vento), que consta de uma flauta de bisel com três buracos no extremo oposto ao do bisel, dois na parte superior e um na parte inferior, e que se toca utilizando várias intensidades de sopro.
Esta flauta é tocada por apenas uma mão, o que deixa a segunda mão livre para, em simultâneo, fazer o acompanhamento através de um instrumento de percussão, frequentemente um tambor bi-membranofone.
Dentro deste conjunto instrumental, “tamboril” é o termo que designa o membranofone utilizado.
Em Portugal, assinala-se a presença da flauta e tamboril em duas zonas bem delimitadas: nas Terras de Miranda do Douro, em Trás-os-Montes; e no Baixo Alentejo além-Guadina: Concelhos de Serpa, Barrancos e Moura.

Tiago Manuel Soares e Antony Fernandes
Oficina inspirada nos grupos de Zés Pereiras onde serão exploradas mnemónicas, ritmos e melodias desses grupos tão característicos do nosso país.
Associação de Canto a Vozes Fala de Mulheres
Elas partilhavam um sonho e muitas não sabiam das outras. Entre elas, ou com eles, uniam-se num canto que transportavam na memória ao longo dos tempos. Um canto calado, restringido às comunidades na labuta do quotidiano rural que os poderes instalados não reconheciam, porque canto de mulheres, fala de mulheres. O espaço público era-lhes vedado.
Um dia, decidiram que haviam de dar a conhecer e a reconhecer o seu falar. Aos poucos foram-se juntando, vindas de diferentes regiões do país e criaram uma associação. A 1 de Março de 2020, mais de 30 grupos, formais e informais, mais de 360 cantadeiras e cantadores, definiram os estatutos e corpos sociais. Os objectivos principais eram e são claros: dar a conhecer, transmitir e repercutir a riqueza do canto que entoam e levar ao seu reconhecimento. A 4 de Dezembro de 2021, o canto de matriz rural a 3 ou mais vozes foi inscrito na Lista Nacional do Património Cultural Imaterial.
Hoje a associação, em vias de crescer, tem mais de 64 grupos e quer ver reconhecido este canto pela UNESCO.
No Tradidanças vamos falar de nós e partilhar os nossos cantos. Vamos falar e cantar juntos.

Ohxala
Ohxala: A Harmonia global que reacende o ritual na pista de dança
Ohxala é uma dupla inovadora que o convida a embarcar numa jornada sonora sem fronteiras. Com a fusão eletrizante de ritmos ancestrais da Amazónia e de África, entrelaçados com a alma de Portugal, Ohxala cria uma experiência musical única. A sua performance não é apenas um espetáculo, mas uma paisagem sonora imersiva que resgata o espírito do ritual para o centro da pista de dança.
Pioneiros no vibrante movimento Ethnobeats, um fenómeno global que celebra a riqueza dos sons e ritmos tradicionais, Maria e Luís distinguem-se pela paixão em explorar o mundo. Esta dedicação resultou numa impressionante coleção de gravações de campo, cada uma delas um testemunho precioso das culturas que encontraram.
O seu mais recente álbum, “Gentes da minha Terra”, é uma colagem sonora hipnotizante que transporta os ouvintes diretamente para os recantos mais íntimos do seu Portugal natal. Deixe-se levar pelo poder transformador da música de Ohxala – uma verdadeira celebração da vida, diversidade e unidade.









