ELI - Intergenerational Play Space

Lungo Drom

LUNGO DROM, em romanon, significa A Longa Viagem – é esta ideia que serve de mote para a criação de um Museu Nómada, que reflita sobre a história e cultura das comunidades ciganas em Portugal e, em particular, no Alto Alentejo. A coleção deste museu mostra-se através de 13 objetos criados em residências artísticas. O cinema de animação da Margo faz-nos começar por sentir o peso dos pares de sapatos que calçamos, numa história sobre preconceito. A viagem há de terminar na escuta de uma peça Radiofónica da Meta, o Caracol Serafim transporta a sua casa. Por que serão nómadas os ciganos? Desmontando os lugares-comuns e investindo nos que nos são desconhecidos, de peça em peça, da cerâmica à música, da fotografia digital à dança, entre baralhos de cartas e livros, este museu é um gesto de aproximação e fraternidade. Um Museu Nómada de UMCOLETIVO

Lungo Drom

LUNGO DROM, em romanon, significa A Longa Viagem – é esta ideia que serve de mote para a criação de um Museu Nómada, que reflita sobre a história e cultura das comunidades ciganas em Portugal e, em particular, no Alto Alentejo. A coleção deste museu mostra-se através de 13 objetos criados em residências artísticas. O cinema de animação da Margo faz-nos começar por sentir o peso dos pares de sapatos que calçamos, numa história sobre preconceito. A viagem há de terminar na escuta de uma peça Radiofónica da Meta, o Caracol Serafim transporta a sua casa. Por que serão nómadas os ciganos? Desmontando os lugares-comuns e investindo nos que nos são desconhecidos, de peça em peça, da cerâmica à música, da fotografia digital à dança, entre baralhos de cartas e livros, este museu é um gesto de aproximação e fraternidade. Um Museu Nómada de UMCOLETIVO

Alex Lima

3 atividades:
“BRINQUE/PLAY” – Intervenção que Consiste em contruir brinquedos conceituais com o alguns dos resíduos gerados durante o festival e deixar esses brinquedos disponíveis em vários locais.
“CONFECÇÃO DE BRINQUEDOS” – workshop abordando a reutilização/reaproveitamento de material com o foco na confecção de brinquedos usando materiais recicláveis;
“CANTIGAS E BRINQUEDOS DO BRASIL” – vivência em cantigas e brincadeiras divertidas da cultura popular brasileira com um repertório de danças, cantos, ritmos, brinquedos e brincadeiras.

Alex Lima

3 atividades:
“BRINQUE/PLAY” – Intervenção que Consiste em construir brinquedos conceituais com o alguns dos resíduos gerados durante o festival e deixar esses brinquedos disponíveis em vários locais.
“CONFECÇÃO DE BRINQUEDOS” – workshop abordando a reutilização/reaproveitamento de material com o foco na confecção de brinquedos usando materiais recicláveis;
“CANTIGAS E BRINQUEDOS DO BRASIL” – vivência em cantigas e brincadeiras divertidas da cultura popular brasileira com um repertório de danças, cantos, ritmos, brinquedos e brincadeiras.

Mariana Portugal Dias

“Era uma vez… Contos de Fadas – Cinema Mudo – Commedia dell´Arte”

“Era uma vez..nos primórdios do cinema talvez, várias personagens de Contos de Fadas, Cinema Mudo e Commedia dell ́Arte que se encontraram por acaso, ao vivo e a preto e branco, num Cine- Teatro perto de si.” Este projeto pretende revisitar os três universos propostos através de uma abordagem que os une numa só estória, com o objetivo de promover, divulgar, desenvolver e defender a cultura e património artístico do Cinema Mudo e da Commedia dell ́Arte, através do uso do teatro e comédia físicos. Fazendo uso de personagens dos diferentes contos, acrescentamos família (da Commedia) a estas personagens e recriamos situações da comédia física no cinema mudo (Chaplin, Keaton), mas também mais contemporâneo como Mr. Bean, Umbilical Brothers, James Thiérrée, irmãos Marx, no sentido de enriquecer oportunamente algumas cenas criadas.

Mariana Portugal Dias

“Era uma vez… Contos de Fadas – Cinema Mudo – Commedia dell´Arte”

“Era uma vez..nos primórdios do cinema talvez, várias personagens de Contos de Fadas, Cinema Mudo e Commedia dell ́Arte que se encontraram por acaso, ao vivo e a preto e branco, num Cine- Teatro perto de si.” Este projeto pretende revisitar os três universos propostos através de uma abordagem que os une numa só estória, com o objetivo de promover, divulgar, desenvolver e defender a cultura e património artístico do Cinema Mudo e da Commedia dell ́Arte, através do uso do teatro e comédia físicos. Fazendo uso de personagens dos diferentes contos, acrescentamos família (da Commedia) a estas personagens e recriamos situações da comédia física no cinema mudo (Chaplin, Keaton), mas também mais contemporâneo como Mr. Bean, Umbilical Brothers, James Thiérrée, irmãos Marx, no sentido de enriquecer oportunamente algumas cenas criadas.

Oficinas: 1.Teatro/ Comédia Física a partir da Commedia dell´Arte; 2.Teatro/ Comédia Física a partir da criação de “Era uma vez… Contos de Fadas – Cinema Mudo – Commedia dell´Arte”

Oficina1:Neste workshop prático e interativo, abordaremos os aspetos fundamentais e estilos da Commedia dell´Arte a partir da fisicalidade das personagens Zanni(os Criados), Innamorati(os Apaixonados),Capitani(os Capitães),Vecchi (os Velhos) – e suas relações entre si. Conhecemos as máscaras de cada personagem, o seu perfil psicológico que se traduz diretamente no seu movimento e perfil físico. Improvisamos pequenas cenas entre personagens com música e dança criadas pelos participantes. Como se movem e dançam estas personagens?;Oficina 2:Espaço para aprender momentos do espetáculo escolhidos pelos alunos como um tango cómico ou lutas cénicas para comédia, explorar a fisicalidade e perfis psicológicos de personagens propostas pelos alunos, identificar suas situações-chave e relação destas com Commedia. Questões sobre o espetáculo e sua criação.

Era uma vez…

Oficinas: 1.Teatro/ Comédia Física a partir da Commedia dell´Arte; 2.Teatro/ Comédia Física a partir da criação de “Era uma vez… Contos de Fadas – Cinema Mudo – Commedia dell´Arte”

Oficina1:Neste workshop prático e interativo, abordaremos os aspetos fundamentais e estilos da Commedia dell´Arte a partir da fisicalidade das personagens Zanni(os Criados), Innamorati(os Apaixonados),Capitani(os Capitães),Vecchi (os Velhos) – e suas relações entre si. Conhecemos as máscaras de cada personagem, o seu perfil psicológico que se traduz diretamente no seu movimento e perfil físico. Improvisamos pequenas cenas entre personagens com música e dança criadas pelos participantes. Como se movem e dançam estas personagens?;Oficina 2:Espaço para aprender momentos do espetáculo escolhidos pelos alunos como um tango cómico ou lutas cénicas para comédia, explorar a fisicalidade e perfis psicológicos de personagens propostas pelos alunos, identificar suas situações-chave e relação destas com Commedia. Questões sobre o espetáculo e sua criação.

Biodanza Magna Costa

Sou Magna Costa, apaixonada por pessoas e pela Natureza
Sou mãe de 4 filhos, das 4 estacões do ano, que me abriram tantos caminhos dento e fora de mim.
A Biodanza é uma das minhas paixões, abraçar a humanidade e a Natureza, a Vida em todas as suas dimensões.
A Biodanza em Familia permite, de forma divertida e afetiva, reforçar os laços de família. Usando uma pedagogia de interação e encontro, desenvolvendo a inteligência afetiva, melhorar a comunicação, criatividade… através da música, do movimento e jogos coope- rativos. Reforça a Auto-estima, a alegria de viver, a capacidade de expressar o auto-co- nhecimento e a capacidade de se relacionar com os outros.
A Biodanza em Família permite à criança e ao adulto a expressão respeitando o seu ritmo e estimulando o equilíbrio, alegria, serenidade, vitalidade e os vínculos saudáveis.

Biodanza Magna Costa

Sou Magna Costa, apaixonada por pessoas e pela Natureza
Sou mãe de 4 filhos, das 4 estacões do ano, que me abriram tantos caminhos dento e fora de mim.
A Biodanza é uma das minhas paixões, abraçar a humanidade e a Natureza, a Vida em todas as suas dimensões.
A Biodanza em Familia permite, de forma divertida e afetiva, reforçar os laços de família. Usando uma pedagogia de interação e encontro, desenvolvendo a inteligência afetiva, melhorar a comunicação, criatividade… através da música, do movimento e jogos coope- rativos. Reforça a Auto-estima, a alegria de viver, a capacidade de expressar o auto-co- nhecimento e a capacidade de se relacionar com os outros.
A Biodanza em Família permite à criança e ao adulto a expressão respeitando o seu ritmo e estimulando o equilíbrio, alegria, serenidade, vitalidade e os vínculos saudáveis.

Inácia Cruz/ Arco-Íris dos Contos

O Arco-Íris dos Contos, fundado por Inácia Cruz, atriz e contadora de histórias, em 2012 no Porto e estabelecido em Braga desde 2017, é um projeto artístico performativo de teatro participativo e mediação literária dirigido a crianças, jovens e famílias.

Inácia Cruz/ Arco-Íris dos Contos

O Arco-Íris dos Contos, fundado por Inácia Cruz, atriz e contadora de histórias, em 2012 no Porto e estabelecido em Braga desde 2017, é um projeto artístico performativo de teatro participativo e mediação literária dirigido a crianças, jovens e famílias.

Joana Tartaruga

Performance Rosalinda das Cabras + momento de criação conjunta da aldeia da liberdade 1) Entra em cena uma ovelha, ou sera uma mulher? 2) A ovelha vai despindo a pele e é meio mulher / ovelha 3) A Mulher – Rosalinda das Cabras – conta histórias da sua vida na aldeia/ do tempo fascismo / da liberdade, do seu início pastora e barrrista 4) Nascimento e criação conjunta da aldeia de liberdade.

2) Joana Tartaruga – Contadora de histórias da aldeia global á aldeia local, ás aldeias do nosso querido Portugal. Leituras de livros acompanhadas com cantos e dinâmicas de envolvimento do público

Joana Tartaruga

Performance Rosalinda das Cabras + momento de criação conjunta da aldeia da liberdade 1) Entra em cena uma ovelha, ou sera uma mulher? 2) A ovelha vai despindo a pele e é meio mulher / ovelha 3) A Mulher – Rosalinda das Cabras – conta histórias da sua vida na aldeia/ do tempo fascismo / da liberdade, do seu início pastora e barrrista 4) Nascimento e criação conjunta da aldeia de liberdade.

2) Joana Tartaruga – Contadora de histórias da aldeia global á aldeia local, ás aldeias do nosso querido Portugal. Leituras de livros acompanhadas com cantos e dinâmicas de envolvimento do público

Marta Lourenço Raízes na Música

A palavra música, derivada da expressão grega Musikae, é na sua essência “a arte das musas”, com o triplo sentido de palavra, som e movimento.

As sessões RAÍZES NA MÚSICA, projecto de Marta Lourenço, instrumentista e professora de música com formação em dança, teatro, performances várias, mergulham neste universo sensitivo e inspiram-se também na Natureza, no Ser Humano, na diferença do que podemos fazer, e procuram ser pequenas musas que manuseiam a “arte de manifestar os afetos da alma, através do som” (Bona).

Música tocada ao vivo, instrumentos para todos, canções e poemas para escutar ou recitar em coro ou em segredo, jogos rítmicos, danças, lengalengas, do reportório tradicional português e do mundo, onde todos participam – crianças e adultos – e contribuem para criar boas RAÍZES na Música e na Vida.

Marta Lourenço Raízes na Música

A palavra música, derivada da expressão grega Musikae, é na sua essência “a arte das musas”, com o triplo sentido de palavra, som e movimento.

As sessões RAÍZES NA MÚSICA, projecto de Marta Lourenço, instrumentista e professora de música com formação em dança, teatro, performances várias, mergulham neste universo sensitivo e inspiram-se também na Natureza, no Ser Humano, na diferença do que podemos fazer, e procuram ser pequenas musas que manuseiam a “arte de manifestar os afetos da alma, através do som” (Bona).

Música tocada ao vivo, instrumentos para todos, canções e poemas para escutar ou recitar em coro ou em segredo, jogos rítmicos, danças, lengalengas, do reportório tradicional português e do mundo, onde todos participam – crianças e adultos – e contribuem para criar boas RAÍZES na Música e na Vida.

5ªOficina –
Histórias a Pedais

A estrutura cénica móvel (a pedais) circula livremente pelos espaços, onde o insólito e estimulante visual deste equipamento artístico irá gerar uma inevitável curiosidade e consequente vontade de participar/pedalar. Tudo começa na “Paragem” onde se inicia cada sessão/trajeto: 3-2-1… Vai Começar: 3 minutos, 2 pessoas, 1 história.

5ªOficina –Histórias a Pedais

A estrutura cénica móvel (a pedais) circula livremente pelos espaços, onde o insólito e estimulante visual deste equipamento artístico irá gerar uma inevitável curiosidade e consequente vontade de participar/pedalar. Tudo começa na “Paragem” onde se inicia cada sessão/trajeto: 3-2-1… Vai Começar: 3 minutos, 2 pessoas, 1 história.

O Explorador Florentino

Um aventureiro anda perdido, com bússola e mapa na mão. O que procura? O que observa? O que achas que pode encontrar? O mapa tem uma cruz, há pistas que tem de seguir e superar vários desafios. Que tesouro estará escondido na cruz do mapa? Na verdade, os tesouros andam por aí…

O Explorador Florentino

Um aventureiro anda perdido, com bússola e mapa na mão. O que procura? O que observa? O que achas que pode encontrar? O mapa tem uma cruz, há pistas que tem de seguir e superar vários desafios. Que tesouro estará escondido na cruz do mapa? Na verdade, os tesouros andam por aí…

Patricia Santos Herdeiro – Teatro “Guardiã das Sementes”

Teatro “Guardiã de Sementes”, com sementeira e pintura dos desenhos do livro “Colorir a Alma”

Teatro interativo em que falamos sobre sementes, os animais que ajudam a espalhá-las, observamo-las de perto e, no final, cantamos e semeamos juntos! As sementes são semeadas em pequenos potes (normalmente pacotes tetra pack reutilizados) e cada um leva para casa para cuidar e ver crescer.
O teatro é inspirado no livro “Colorir a Alma”, livro para colorir com desenhos e poemas da artista. Após o teatro e sementeira entramos no imaginário do livro e todos são convidados a pintar alguns dos desenhos do mesmo.

Duração: 1h15-1h30 (dependendo do numero de crianças, a sementeira poderá demorar mais tempo)

Patricia Santos Herdeiro – Teatro “Guardiã das Sementes”

Teatro “Guardiã de Sementes”, com sementeira e pintura dos desenhos do livro “Colorir a Alma”

Teatro interativo em que falamos sobre sementes, os animais que ajudam a espalhá-las, observamo-las de perto e, no final, cantamos e semeamos juntos! As sementes são semeadas em pequenos potes (normalmente pacotes tetra pack reutilizados) e cada um leva para casa para cuidar e ver crescer.
O teatro é inspirado no livro “Colorir a Alma”, livro para colorir com desenhos e poemas da artista. Após o teatro e sementeira entramos no imaginário do livro e todos são convidados a pintar alguns dos desenhos do mesmo.

Duração: 1h15-1h30 (dependendo do numero de crianças, a sementeira poderá demorar mais tempo)

Paula Teixeira – Som e silencio | língua Gestual

Sensibilização para a Língua gestual, para crianças e Adultos

Paula Teixeira – Som e silencio | língua Gestual

Sensibilização para a Língua gestual, para crianças e Adultos

Coimbra Impro

CoimbraImpro é o primeiro grupo de Teatro de Improviso da região centro de Portugal, mais especificamente do sistema IMPRO, criado e desenvolvido por Keith Johnstone.
O teatro de Improviso assenta na performance de jogos, de curto, médio ou longo formato. Para o desempenho da performance, são realizados diversos exercícios e jogos que visam estimular e desenvolver alguns pilares do Teatro de Improviso como a Criação espontânea, a Aceitação, o Não-julgamento e a Escuta ativa. Deste modo, com base nestes pilares, é valorizado o processo, mais do que o resultado.
Vem brincar com o improviso através da ligação com o outro, da criação de personagens e plataformas, sem nenhum adereço ou figurino!

Coimbra Impro

CoimbraImpro é o primeiro grupo de Teatro de Improviso da região centro de Portugal, mais especificamente do sistema IMPRO, criado e desenvolvido por Keith Johnstone.
O teatro de Improviso assenta na performance de jogos, de curto, médio ou longo formato. Para o desempenho da performance, são realizados diversos exercícios e jogos que visam estimular e desenvolver alguns pilares do Teatro de Improviso como a Criação espontânea, a Aceitação, o Não-julgamento e a Escuta ativa. Deste modo, com base nestes pilares, é valorizado o processo, mais do que o resultado.
Vem brincar com o improviso através da ligação com o outro, da criação de personagens e plataformas, sem nenhum adereço ou figurino!

Pradiante Atelier / Aventuras do Roberto

Aventuras do Roberto – Contação de Estórias
Na aldeia do Qualquer Coisa vive o Roberto é um monstrinho um tanto mal humorado que arranja sempre alguma confusão . Como tem um coração bem intencionado tenta resolver sempre as trapalhadas. Ainda bem que tem o seu amigo Pradiante que é um passarinho para o ajudar na sua Aventura do Roberto.
Sessão de contação de estórias para crianças e famílias, em que todos participamos nesta aventura interactiva como um grupo. Para além de serem levados para o mundo da imaginação desperta o artista que há em ti com música, dança, artes plásticas, acrobacias e massagens.

Pradiante Atelier / Aventuras do Roberto

Aventuras do Roberto – Contação de Estórias
Na aldeia do Qualquer Coisa vive o Roberto é um monstrinho um tanto mal humorado que arranja sempre alguma confusão . Como tem um coração bem intencionado tenta resolver sempre as trapalhadas. Ainda bem que tem o seu amigo Pradiante que é um passarinho para o ajudar na sua Aventura do Roberto.
Sessão de contação de estórias para crianças e famílias, em que todos participamos nesta aventura interactiva como um grupo. Para além de serem levados para o mundo da imaginação desperta o artista que há em ti com música, dança, artes plásticas, acrobacias e massagens.

Rita e Marta – Dar tempo aos sonhos

Vamos dar a Volta ao Mundo a dançar! Danças do Mundo para Pais e Filhos – experimentamos danças tradicionais simples de diferentes países, incluindo também a tradição portuguesa e aprendendo os passos básicos. Ainda adaptamos algumas das danças do mundo e as suas canções, juntando melodias renovadas. Vens connosco?
Rita J. Duarte, Lisboa/Loures – Mulher, mãe de 3 crianças, também formada em Dança. Rita foi cofundadora e membro dos Dançarilhos (danças tradicionais) de 2003 a 2008 e dos AlfaArroba (música tradicional + animação de baile) de 2007 a 2012. Professora de dança galega no Centro Galego de Lisboa (2007-2009). Rita desenvolveu vários programas com o público infantil nas áreas da dança criativa e danças tradicionais para
crianças. E agora faz-se acompanhar da sua filha Marta nas danças para pais e filhos.

Rita e Marta – Dar tempo aos sonhos

Vamos dar a Volta ao Mundo a dançar! Danças do Mundo para Pais e Filhos – experimentamos danças tradicionais simples de diferentes países, incluindo também a tradição portuguesa e aprendendo os passos básicos. Ainda adaptamos algumas das danças do mundo e as suas canções, juntando melodias renovadas. Vens connosco?
Rita J. Duarte, Lisboa/Loures – Mulher, mãe de 3 crianças, também formada em Dança. Rita foi cofundadora e membro dos Dançarilhos (danças tradicionais) de 2003 a 2008 e dos AlfaArroba (música tradicional + animação de baile) de 2007 a 2012. Professora de dança galega no Centro Galego de Lisboa (2007-2009). Rita desenvolveu vários programas com o público infantil nas áreas da dança criativa e danças tradicionais para
crianças. E agora faz-se acompanhar da sua filha Marta nas danças para pais e filhos.

en_GB