Kizomba Napassada e Danças Tradicionais de Cabo Verde por Zé Barbosa e Marta

Kizomba Napassada e Danças Tradicionais de Cabo Verde por Zé Barbosa e Marta
Facebook: https://www.facebook.com/KizombaNaPassada/

A palavra Kizomba (que vem do kimbundo) nasceu em Angola, na década de 80, segundo o professor Zé Barbosa. Em Cabo Verde, seu país de origem, esta dança chamava-se Passada. A chegada de alguns artistas africanos a Portugal fez com que esta dança se tornasse conhecida.
A história de Zé Barbosa no universo da dança em Portugal teve início em 1999, com a vitória num concurso de dança que o levou a ser convidado a dar aulas na Dance Factory (em Lisboa, gerida por Artur e Poleana), espaço este onde conheceu Petchu. Com estes novos contactos, e a convite do Planeta 1001 Danças, começou a lecionar Kizomba/Passada (Ateneu Comercial), e a realizar workshops para os quais convidou outros amigos e artistas caboverdeanos como Avelino Chantre, Kwenda Lima e Waty Barbosa.Com o aumento da visibilidade da Kizomba nas danças sociais estes 3 professores, e ainda o Mestre Petchu e o próprio Zé Barbosa começaram a ser convidados para realizar vários workshops em várias cidades de Portugal, impulsionando este ritmo que apenas era dançado em discotecas africanas com passos básicos. O estilo próprio e a formação base de cada um destes 5 professores deram origem à criação de novos passos e à difusão desta dança pelo mundo.
Referência para outros profissionais agora emergentes, o grande desejo do professor Zé Barbosa é misturar a cultura africana com outras danças já existentes em Portugal, como a salsa. Bebendo influências da Coladeira e do Zouk (danças muito presentes na cultura de Cabo Verde), desenvolveu o seu estilo próprio e único ao longo dos anos e até aos dias de hoje.A Marta, sua parceira há mais de 10 anos, tem formação em ballet clássico, contemporâneo, dança moderna e danças latinas e, com ele criou um estilo de dançar singular, conhecido como Kizomba Napassada. O Zé e a Marta divulgam a cultura de Cabo Verde através de workshops de Kizomba/Passada e Danças Tradicionais de Cabo Verde (Funaná, Mazurca, Batuque, Morna, Cola San Jon…), viajando aos fins-de-semana para inúmeros países como Espanha, Dinamarca, Alemanha, França, Suécia, Itália, Rússia, Cabo Verde, Angola, Senegal, Reino Unido, Irlanda, Suíça e Portugal.