https://www.facebook.com/teatrohabitos1/

Biografia

“Associação Cultural Juvenil Teatro Hábitos”

Um projeto com objetivo de promover o teatro e toda a vertente cultural.
O Teatro Hábitos, pretende assim envolver a comunidade, nos espaços onde se insere, impulsionar e potenciar o teatro nas gentes, divulgar e restaurar hábitos e costumes dos povos e garantir ensinos da pluralidade das técnicas teatrais.

O Teatro Hábitos contudo, pretende não só, abordar o teatro, mas sim também, as mais diversas manifestações culturais, desde a música as artes plásticas e o cinema, já que acredita que a cultura é dos bens mais essenciais e preciosos, que jamais as pessoas devem abdicar.

Ao longo de 4 anos de existência a A. C. J. Teatro Hábitos promoveu dezenas de espetáculos de rua, envolvendo mais de 100 participantes, entre eles destacamos:
- “Uma Viagem Pelo Tempo”
- “O Despertar da Semente”
- “Expressões Inquietas”
- “A Besta”
- “O Mundo Mágico dos Duendes”
- “Bichos Ruins”
- “O povo de Vila Nova das Amoreiras”
- “Vida”
- “A Estrela Mais Brilhante”


Levou a palco:
- “Passeio dos Alegres Bêbados”
- “Os Plebeus”

Participou em inúmeros festivais e festas de diversas comemorações, de salientar o convite para o festival AgitÁgueda em Águeda, as performances exibidas na discoteca Ice Viseu, no Indiferente Bar em Canas de Senhorim e Fórum Viseu.
Marinha Grande, S. pedro de Moel, Celorico da Beira, Porto, Tondela, Mangualde, S. Pedro do Sul, Nelas, foram outros dos sítios que receberam as atuações do Teatro Hábitos.

O Teatro Hábitos apoiou e participou noutros projetos teatrais de salientar:
- “A Viagem de Elefante” - ACERT
- “Romeu e Julieta” - Teatro Viriato
- “Mina” - Amarelo Silvestre

Promoveu e encenou outros grupos de teatro amadores, que é o caso do Grupo Juvenil da Aguieira, que subiu a cena várias peças teatrais natalícias. Instituições de Caridade, Comissões de Finalistas, Associações de Escuteiros foram outras das organizações que o Teatro Hábitos apoiou, com os mais diversos espetáculos representados.

Em 2014 cria o Festival de Artes Habitua-te, realizado no seio da aldeia de Carvalhal Redondo, a Associação Cultural Juvenil Teatro Hábitos, pretende que o festival Habitua-te, que se torne um espaço de aprendizagem e descoberta procurando encontrar novamente uma harmonia entre a cultura rural do povo e as artes mais contemporâneas.

Promove ao longo do ano, oficinas de trabalho onde a comunidade se une em prol do espetáculo, faz deles próprios criadores. Com uma equipa diversa, desde costureiras, serralheiros, carpinteiros, soldadores, eletricistas, técnicos de som, luz e imagem, entre outros, o Teatro Hábitos, consegue assim implementar o teatro e a cultura no meio dos povos.

Em suma, o Teatro Hábitos, vive da comunidade e para a comunidade.