https://www.facebook.com/rutemar.folk

Biografia


  • Monitora de Danças Tradicionais do Mundo desde 2005
  • Fundadora, bailarina, monitora e produtora no projecto BAILEBÚRDIA
  • Fundadora, Bailarina, Coreógrafa e Produtora no projecto BAILANSER
  • Fundadora, Monitora e Produtora no projecto “GiraSol”
  • Produção (música, dança, eventos)
  • Animação e Workshops para eventos
  • Médica Naturopata

Inicia a sua formação artística aos 6 anos de idade, na modalidade de Ginástica Rítmica e posteriormente Acrobática de Competição. Ainda na adolescência integra diversos grupos de Performance, Dança e Teatro, dedicando-se especificamente às Danças Tradicionais Europeias a partir de 2004.

Em 2005 funda o extinto grupo de recolha e divulgação de Danças Tradicionais BAILEBÚRDIA (pioneiro no ensino das danças em público com música ao vivo na cidade do Porto) e orienta desde então aulas e workshops para todo o tipo de público nos mais variados locais e eventos nacionais e internacionais, contando actualmente com mais de 13 anos em experiência nestas actividades para centenas de eventos!

Pelas suas mãos passaram já milhares de curiosos, quer nas aulas em formato de Workshop, quer em Eventos vários e Oficinas regulares. Foi também a fundadora e produtora do grupo de recolha, divulgação e baile folk “GiraSol”, projecto actualmente parado.

Realiza diversas animações, workshops e live acts com orientação de Danças do Mundo para o público, orienta aulas regulares de Danças Tradicionais do Mundo , produz eventos nas áreas de Música, Dança, Teatro e Animação e partilha as suas selecções musicais nos mais variados locais, festivais e eventos.

É Naturopata formada pelo Instituto Português de Naturologia a par com outras formações na área da Saúde.

De curriculum alargado e experiência demonstrada nestas áreas, Rute Mar traz para as propostas artísticas que integra o objectivo de dar a conhecer um pouco das maravilhosas culturas que há no Mundo, a vontade da partilha de experiências, o profissionalismo, o sonho e o sorriso que a acompanham sempre..."