Rancho Folclórico Juventude de Villeneuve-Le-Roi com os Vouguinhas

A Association Culturelle et Sportive Juventude de Villeneuve-le-Roi é uma entidade que representa a Beira-Alta, a aldeia de Candal, distrito de Viseu, mais conhecida como a região de Lafões. Preservando a nossa identidade sociocultural, criou o Rancho Folclórico Juventude de Villeneuve-Le-Roi numa procura e divulgação genuína da vida, dos hábitos, usos e costumes de outrora.

O grupo de concertinas Os Vouguinhas, teve início numa primeira atuação em Valadares, concelho de São Pedro do Sul, de onde é originário, e a partir daí iniciou-se o grupo, ficando marcada a nossa fundação a 14 de maio de 2016.

No primeiro ano, o grupo era constituído por apenas dois elementos: Lúcia Figueiredo, natural de São Pedro do Sul, e Tiago Dias de Sejães, concelho de Oliveira de Frades. São estes os fundadores, que se conheceram numa escola de música que frequentavam, e que deram origem ao grupo.  Mais tarde, entra Samuel Almeida, natural de Carvalhais e, em 2017, ingressaram mais dois elementos: Ângela Ferreira, da freguesia de Figueiredo de Alva, e Leandro Peixeiro, de Mosteirinho. 

Por fim, Francisco Cardão de São Pedro do Sul junta-se ao grupo, sendo esta a sua formação atual.

Os Vouguinhas interpretam temas variados, desde cantares ao desafio, viras, rusgas, músicas antigas, modernas e temas originais, como as letras e as melodias. São um grupo jovem com idades entre os 15 e os 20 anos, e todos se empenham em preservar as tradições musicais portuguesas.

Movido pelo carinho e amor que recebem de todos os que os ouvem e apoiam, este grupo pretende continuar a espalhar boa disposição e alegria através da música tradicional que levam a todo o país e além-fronteiras, animando festas e corações!