OFICINA DE DIDGERIDOO | IGOR SANTOS

Igor Santos (yidji), multi-instrumentista e construtor de instrumentos percussivos, apaixonado pelo som e pela vibração primordial, iniciou em 2001 a busca pelo princípio do som encontrando assim a precursão o Didgeridoo.  
Oficina de Didgeridoo
O didgeridoo é um instrumento dos aborígenes australianos da família dos sopros originalmente feito de madeira dura e que pode ter entre 1 a 2 metros. Possivelmente o instrumento musical mais antigo do mundo. Considerando pinturas rupestres encontradas, estima-se que exista há aproximadamente 40.000 anos. Atualmente pode ser encontrado em PVC, fibra de vidro, crystal ou até em Cartão. O som é produzido pela vibração contínua dos lábios, através de uma técnica de respiração circular. Esta exige a respiração através do nariz enquanto que, ao mesmo tempo, a expiração deve ser feita pela boca usando a língua e as bochechas.

A oficina propõe:
 1. Como construir:
 Utilizando material reciclado e utensílios domésticos, propomos criar de forma fácil o didgeridoo em 3 passos: Cortar, Encaixar e Colar.
2.  Como Tocar?
Serão apresentados e demonstrados aos participantes Exercício de Respiração, Vibração dos lábios, primeiros sons (Toot e Drone), Ritmo (ABC yidji), bem como práticas de meditação e relaxamento.