MARTA PORTUGAL DIAS

É licenciada em Dança pela Escola Superior de Dança, e tem Diploma em Danças Tradicionais portuguesas e internacionais pela FMH. Há mais de 18 anos que se dedica às Danças do Médio Oriente, África e Danças Romani em diferentes países, valorizando a sensibilização de expressões tradicionais e contemporâneas. Tendo vivido na Roménia em diferentes comunidades ciganas e atuado em vários países, participou ainda em filmes, documentários, e debates em programas televisivos. É bailarina, produtora, diretora artística e professora de dança em diferentes contextos. Atualmente frequenta o Mestrado em Ensino de Dança na ESD.

Danças Diáspora Romani (Ciganas)
Desde segredos viajados de cultura cigana a um contexto criativo que apela à singularidade e expressividade de cada um, Danças Diáspora Romani abraça entre a tradição e a originalidade, uma dança plena de ritmo, expressividade e poesia. Estas danças surgem da pesquisa de aspetos fundamentais da dança rom (cigano) do Leste Europeu, incidindo essencialmente nas danças ciganas da Roménia e Rússia. Tendo como base o movimento tradicional rom (cigano), explora-se a sinergia das danças femininas e masculinas numa abordagem criativa.

Danças do Médio Oriente
Desde o folklore árabe, passando pela fantasia até ao pop árabe esta oficina aborda algumas modalidades distintas de Dança Oriental com o intuito de compreender o contexto em que se inserem e as diferentes qualidades, expressões e nuances que caracterizam cada uma.